Saeb 2023: é importante acompanhar mudanças e prazos do sistema

A Portaria 267/2023, que institui as diretrizes para a realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2023, foi publicada dia 21 de junho e revoga a Portaria 573/2022. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) aconselha o acompanhamento de todas as datas e etapas de divulgação dos resultados da avaliação previstas por parte dos gestores.
O Saeb abrange instituições públicas e privadas que ofereçam Educação Infantil, 2º, 5º, 9º ano do Ensino Fundamental, além da 3ª série e 4ª série do Ensino Médio.
A Confederação alerta ainda que os instrumentos de avaliação serão aplicados em todas as unidades da federação entre 23 de outubro e 10 de novembro. E as escolas participantes serão contatadas por uma instituição contratada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para agendar a aplicação dos testes e questionários. Além disso, dentre as novidades trazidas pela portaria estão:
– aplicação eletrônica dos questionários para os professores das turmas que recebem aplicações amostrais do 2º ano do ensino fundamental, bem como de Ciências da Natureza e Ciências Humanas do 9° ano do ensino fundamental passam a ser contemplados;
– atendimento especializado para alunos da educação especial; e
– taxa de participação dos alunos matriculados na etapa de ensino avaliada, para divulgação dos resultados, que passou de 80% para 50% para os Municípios.
Quem não participa
A portaria especifica que algumas escolas e turmas não serão consideradas na composição da população de referência do Saeb 2023. Isso inclui escolas com menos de 10 estudantes matriculados nas etapas dos Ensinos Fundamental e Médio; turmas multisseriadas; turmas de correção de fluxo; turmas de Educação de Jovens e Adultos; turmas de Ensino Médio Normal/Magistério, classes, escolas ou serviços especializados de Educação Especial não integrantes do ensino regular; e escolas indígenas que não ministram a Língua Portuguesa como primeira língua. Saiba mais acessando a cartilha do Saeb de 2023