Moradores do bairro Padre Eustáquio, na região Noroeste de Belo Horizonte, foram surpreendidos por um incidente em uma agência da Caixa Econômica Federal na tarde de hoje (4). Segundo a Polícia Militar, uma segurança teve um surto dentro da agência localizada na rua Padre Eustáquio e teria tentado contra a própria vida. Após ação do Bope (Batalhão de Operações Especiais), a mulher foi conduzida em segurança a uma unidade médica.
De acordo com a ocorrência policial, a agente estava armada e teria se trancado no vestiário da agência, que fica na principal rua do bairro. Ao ouvir um barulho, o gerente da unidade acionou o botão de pânico, bem como a Polícia Militar.
Após 1h30 de negociações, a vigilante aceitou entregar parte das munições ao seu supervisor, ficando com outras três. Segundo a PM, por volta das 18h30, a mulher ainda estava no banheiro, sozinha, mas aparentava estar mais calma.
Parte dos funcionários também permaneceram dentro da agência, porque tinham pertences pessoais dentro do vestiário onde a agente se trancou. Por volta das 20h, ainda conforme a PM, a mulher deixou o local, com o apoio do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas sem ferimentos.
Também não houve registro de reféns. A arma e as munições apreendidas foram entregues ao supervisor da funcionária, ligado a uma empresa terceirizada responsável pela segurança da agência.
O que diz a Caixa?
Moradores do bairro registraram grande movimentação na porta da agência e o assunto também repercutiu nas redes sociais durante a tarde. O BHAZ procurou o Corpo de Bombeiros, que disse não ter recebido nenhum chamado no endereço da ocorrência.
A reportagem também entrou em contato com a Caixa, que disse estar monitorando o ocorrido. Por meio da assessoria de imprensa, o banco ressaltou que “acompanhará, junto à empresa terceirizada de vigilância, as ações de apoio e assistência aos envolvidos” (leia na íntegra abaixo).
Peça ajuda
Especialistas em saúde mental reforçam a necessidade de busca por ajuda em momentos difíceis, já que todos nós estamos sujeitos a enfrentar questões que nos atordoam e causam sofrimento. Por isso, a mensagem é: você não está sozinho (a).
Ligações para o CVV (Centro de Valorização da Vida) são gratuitas em todo o país. Por meio do telefone 188, pessoas que sofrem de ansiedade, depressão ou que correm risco de cometer suicídio conversam com voluntários da instituição e são aconselhados. A assistência também é prestada pessoalmente, por e-mail ou chat.
Além do CVV, também existem no Brasil os Caps (Centros de Atenção Psicossocial). Trata-se de um serviço aberto constituído por uma equipe multiprofissional, que atua interdisciplinarmente no atendimento a pessoas com sofrimento ou transtorno mental.
Nota da Caixa na íntegra
A CAIXA informa que, em relação à ocorrência na Agência Padre Eustáquio (MG), a vigilante recebeu assistência da Polícia Militar e da equipe do SAMU presentes no local.
Não houve feridos na ocorrência e o banco acompanhará, junto à empresa terceirizada de vigilância, as ações de apoio e assistência aos envolvidos.
Por; BHAZ