Desde o começo do ano, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, tem sido alvo de um bombardeio de intrigas, maledicências e até de dossiês que circulam dentro do próprio governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Os ataques vêm de múltiplas direções, mas o desgaste maior é do Congresso, sobretudo depois que Fávaro enviou 130 milhões de reais do orçamento da pasta para recuperação de estradas e a compra de equipamentos para sete municípios de Mato Grosso, seu reduto eleitoral.
O desgaste é tamanho que o ministro acionou o seu padrinho político, o empresário e ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi, para tentar uma aproximação maior com Lula.
O presidente, no entanto, apesar do pedido de audiência, não recebeu a dupla no Palácio do Planalto.
LEONARDO CALDAS
VEJA
Guilherme Martimon/MAPA