Ministério da Saúde faz consulta para incluir vacina da dengue no SUS

O Ministério da Saúde abriu, nesta quinta-feira, consulta pública sobre a proposta de disponibilizar a vacina contra a dengue no SUS. As contribuições e sugestões serão aceitas pelos próximos 10 dias.
A Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) recomendou a inclusão da Qdenga. O imunizante é produzido pela empresa japonesa Takeda Pharma.
A Qdenga apresentou eficácia geral de redução da hospitalização em 84% dos casos de dengue.
O laboratório tem capacidade para entregar 8 milhões e meio de doses no primeiro ano, o que impõe restrições no público a ser atendido.
O público prioritário deve ser definido pelo Programa Nacional de Imunizações, considerando as regiões de maior incidência e transmissão, além das faixas etárias de maior risco de agravamento da doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, a recomendação inicial está condicionada a uma proposta de redução de preço pela fabricante. Apesar de um desconto já oferecido, o valor por dose é de 170 reais. O preço é duas vezes maior que as vacinas mais caras incluídas no programa de imunização.
A vacina Qdenga foi aprovada pela Anvisa em março deste ano e já é disponibilizada em clínicas particulares.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília.