Vídeo que viralizou nas redes sociais mostra agricultor sendo apenas comunicado da ocupação
Reprodução
LIZ BRUNETTO
DA REDAÇÃO
A deputada Janina Riva (MDB) criticou um vídeo que circula nas redes sociais que mostra membros do Movimento Sem Terra (MST) chegando à propriedade de um agricultor, pedindo-lhe para sair do local.
Conforme informações, o caso não aconteceu em Mato Grosso.
A deputada afirmou que o vídeo comprova que o movimento “desrespeita o direito à propriedade, e opta pela violência e invasões”.
“Não sei como ainda existem pessoas que defendam um movimento como esse, que se sustenta no desrespeito ao direito à propriedade, optando pela violência e invasões, trazendo medo e insegurança pra quem mora e sobrevive do campo”.
As imagens mostram um grupo de membros do movimento cercando a propriedade do agricultor e apenas comunicando a ele a apropriação.
“O movimento não oferece soluções sustentáveis para os problemas sociais e agrários, e deveria buscar meios legítimos e pacíficos para promover a justiça social e a redistribuição de terras”, afirmou Janaina.
“A invasão de terras e a violação do direito à propriedade não podem ser toleradas em uma sociedade que busca a justiça e o desenvolvimento”, completou.
O vídeo
Um homem vestido com as logos do movimento inicia a conversa, se apresentando como assistente social.
“A gente queria pedir a você para se retirar e a gente tem todo o apoio que precisar”, afirmou o homem.
Em seguida, uma mulher explica a situação. “Está sendo feita uma ocupação de terra e vocês têm até às 20h. A gente vai dar toda a acessibilidade pra vocês”, disse.
“Deixa eu só entender aqui, parte do gado e essas coisas, não tem como tirar agora”, questiona o agricultor.
O homem recebe uma resposta: “Não é um problema nosso, não vamos mexer com isso”.
“Vai ter que deixar do jeito que está, a terra foi ocupada. E a única coisa que a gente pede nesse momento é que você se retire”.
“Questão de gado, de terra, não compete mais a você e nem ao proprietário dessa terra, compete a quem está aqui ocupando a terra agora”, afirma a mulher.
Veja: