A presidente da Associação para Desenvolvimento dos Municípios de Mato Grosso (APDM/MT) e secretária municipal de Assistência Social de Novo Mundo, Elena Oliveira Guimarães, recebeu nesta quarta-feira (19), em Cuiabá, a biomédica, consultora, escritora e especialista em Saúde da Mulher, Luma Amaral. O encontro teve como objetivo aproximar experiências e discutir possíveis parcerias voltadas à saúde, prevenção, informação e qualidade de vida da população feminina.
A reunião ocorreu na sede da APDM/MT, em um período especialmente significativo para as pautas relacionadas à proteção e aos direitos das mulheres, durante o Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher.
À frente da entidade, Elena Guimarães vem buscando ampliar o diálogo com gestores públicos, instituições e profissionais de diferentes áreas, com o propósito de identificar iniciativas que possam ser desenvolvidas em parceria e posteriormente alcançar os municípios mato-grossenses.
A presidente da APDM/MT também leva para a entidade a experiência adquirida na gestão municipal e na área da Assistência Social. Essa vivência contribui para uma atuação voltada às necessidades concretas enfrentadas pelos municípios e para a busca de mecanismos que fortaleçam a integração entre administrações públicas e instituições parceiras.
A agenda institucional da presidente também deve ganhar novos compromissos fora de Mato Grosso. Com compromissos previstos em Brasília, Elena pretende ampliar a interlocução da APDM/MT com órgãos e instituições de diferentes esferas, buscando aproximar os municípios de novas possibilidades de cooperação, projetos e políticas públicas.
Durante a conversa com Luma Amaral, foram abordados temas como saúde feminina, educação em saúde, prevenção de doenças, qualidade de vida e a importância da disseminação de informações confiáveis para mulheres em diferentes etapas da vida.
Um dos assuntos discutidos foi a possibilidade de uma parceria para o lançamento do próximo livro de Luma Amaral, intitulado MenoSpausa. A obra trata de questões relacionadas ao climatério e à menopausa, trazendo para o debate temas como cuidados com a saúde, informação, qualidade de vida e envelhecimento feminino de forma saudável.
A proposta integra uma agenda mais ampla de possíveis ações conjuntas entre a especialista e a APDM/MT, envolvendo conhecimento, educação, saúde e mobilização social.
Para Luma Amaral, o encontro representa uma oportunidade de unir conhecimento técnico e experiência profissional à capacidade de articulação institucional da APDM/MT.
“Foi um encontro extremamente produtivo e, sobretudo, marcado pela receptividade e pela convergência de propósitos. A presidente Elena demonstra sensibilidade para as questões sociais, capacidade de articulação e uma visão muito interessante sobre as possibilidades de atuação da APDM junto aos municípios. Temos muito espaço para construir boas iniciativas”, afirmou.
A reunião também sinalizou a intenção de manter o diálogo entre as duas profissionais e avançar na elaboração de projetos que possam contribuir com a promoção da saúde e a valorização das mulheres.
Com Elena Guimarães na presidência, a APDM/MT inicia uma nova etapa de articulação institucional, buscando fortalecer a relação com os municípios e ampliar a rede de parceiros. A proposta é criar novas oportunidades de cooperação que possam transformar conhecimento e iniciativas sociais em ações com alcance regional e, posteriormente, nacional.
por redação Guarantã News

