Ícone do site Guaranta News

Cursos para uso do e-SUS Atenção Primária já estão disponíveis

reprodução

Belém PA 22 04 2020-O Governo do Pará entregou, nesta quarta-feira (22), em Santarém, oeste paraense, o terceiro Hospital de Campanha para o combate ao novo coronavírus. A estrutura fica no espaço Pérola do Tapajós, com 120 leitos, distribuídos em uma área de 3,6 mil metros quadrados. O governador do Pará, Helder Barbalho participou da cerimônia por videoconferência.O chefe do Executivo Estadual ressaltou que, com o intuito de minimizar o impacto da crise de saúde, ainda na primeira quinzena de março, há mais de 40 dias, o Estado iniciou o processo de isolamento e convencimento da população como estratégia de confinamento social, de redução nas atividades. Segundo ele, o objetivo era que as pessoas pudessem se atentar para uma nova rotina de vida. Foto Secom

Com o objetivo de treinar os profissionais das equipes de atenção primária à saúde que utilizam o e-SUS APS, já está disponível online o curso Educa e-SUS APS. O conteúdo foi desenvolvido a partir de trilhas formativas, que são cursos para os profissionais que utilizam os sistemas do e-SUS APS, de acordo com sua formação acadêmica e atividade profissional. Na trilha 1, dois cursos estão disponíveis: Panorama da saúde digital na APS e Registro de saúde na APS. Na trilha 2, o curso Panorama da saúde digital na APS é direcionado aos profissionais de saúde bucal.

Ao todo serão seis trilhas formativas, com 12 cursos voltados para o público de profissionais de saúde, de saúde bucal, profissionais de tecnologia da informação, agentes de saúde, técnicos da atenção primária e gestores. A qualificação contempla desde o técnico que está iniciando no uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão até os profissionais que já têm experiência nas funcionalidades do sistema e demais aplicativos do e-SUS APS.

O curso Educa e-SUS APS foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, a fim de ofertar formação permanente, apoio à gestão da saúde e prestação de cuidado, a partir da tecnologia.

Como fazer o cadastro

O profissional deve acessar o link: https://educaesusaps.medicina.ufmg.br. O acesso é facilitado pelo credenciamento na rede gov.br. Em caso de dúvida, a plataforma dispõe de um assistente virtual EDU e também de email para contato: .

Renata Osório

Saúde e Vigilância Sanitária
Sair da versão mobile