Ícone do site Guaranta News

Bolsonaro diz que ‘esperança volta a brilhar’, e aliados celebram vitória

reprodução

New York (United States), 20/09/2022.- Brazilian President Jair Messias Bolsonaro delivers his address during the 77th General Debate inside the General Assembly Hall at United Nations Headquarters in New York, New York, USA, 20 September 2022. (Brasil, Estados Unidos, Nueva York) EFE/EPA/JASON SZENES

DA FOLHAPRESS

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) celebrou nas redes sociais a vitória do ultraliberal Javier Milei, eleito presidente da Argentina neste domingo (19), dizendo que “a esperança volta a brilhar na América do Sul”. Aliados do ex-chefe do Executivo também parabenizaram o presidente eleito argentino pela conquista e desejaram “sorte”, “sucesso” e “força” a Milei.

 

“Parabéns ao povo argentino pela vitória com Milei. A esperança volta a brilhar na América do Sul”, escreveu Bolsonaro em sua conta no X (antigo Twitter).

 

“Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós”, acrescentou.

 

Membros da oposição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificaram o resultado do pleito como uma vitória da direita e vincularam o peronista e atual ministro da Economia Sergio Massa ao governo petista. O PT e integrantes do governo apoiavam Massa nas eleições, mas o presidente Lula nunca fez uma menção direta ao tema.

 

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) publicou no Instagram um vídeo que mostra Milei em festa, com a legenda “Javier Milei é eleito presidente da Argentina”. Em outra rede social, o filho de Bolsonaro disse ter certeza de que o ultraliberal fará “o melhor pela Argentina” e representa um “passo decisivo rumo à liberdade”.

 

“Que Deus ilumine seu caminho na presidência. A Casa Rosada trará desafios gigantescos, mas tenho certeza de que você fará o melhor pela Argentina. Pouco a pouco vamos vencendo a esquerda e o comunismo na América Latina”, afirmou Flávio no X.

 

“Que a Argentina seja um exemplo e apenas a primeira de muitas mudanças para melhor no nosso continente. Milei é um passo decisivo rumo à liberdade da América Latina!”, continuou.

 

Já o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP e ex-ministro de Bolsonaro, afirmou em sua conta que os argentinos rejeitaram “o PT de lá” e falou em avanço da liberdade.

 

“Hoje é dia de autocrítica para a esquerda sul-americana, leia-se PT. A vitória de Milei prova que desprezar o déficit público, cair no populismo, governar para um partido e não para o país tem limite. A Argentina disse não ao PT de lá, tão apoiado pelo PT daqui. A liberdade avança!”, escreveu.

 

Carregando post do Twitter A deputada Bia Kicis (PL-DF), presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, desejou “sorte, sabedoria e força” para Milei e disse que o Brasil “não conseguiu” atrapalhar dessa vez.

 

“Derrota do Foro de São Paulo. Vitória para a direita. O Brasil tentou atrapalhar, mas dessa vez não conseguiu. Grande dia! Não será fácil com a oposição esquerdista que bem conhecemos, por isso, desejamos sorte, sabedoria e força a Milei”, publicou.

 

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) foi outro que desejou “sorte e sucesso” para o ultraliberal recém-eleito na Argentina e fez uma referência ao futebol. “Argentina ganhou duas Copas do Mundo seguidas. Sorte e sucesso agora para Milei”, disse.

 

Após uma ascensão meteórica na política, Milei conseguiu 55,76% dos votos válidos, contra 44,23% do rival com 97,48% das urnas apuradas. A participação dos argentinos foi de 76%, número abaixo dos índices registrados no primeiro turno em outubro (77%) e acima do das eleições primárias em agosto (69%).

Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Sair da versão mobile