Famílias russas de MT pensam em voltar após início da guerra

Famílias da Colônia Russa em Primavera do Leste/MT há  241 km de Cuiabá, que voltaram ao país de origem para trabalhar, pensam em retornar ao Brasil devido a Rússia invadir a Ucrânia, nesta quinta-feira (24). Cerca de 30 famílias da colônia estão morando na Rússia, segundo um dos líderes da comunidade Larion Ovchinnikov.

Alguns estão lá há cinco meses e outros há mais de um ano. Ao g1, Larion disse que os parentes pensam em retornar a Mato Grosso, caso a tensão aumente e haja prejuízos aos locais onde moram. “Há medo, mas eles estão seguros neste momento. Não podemos descartar a possibilidade [de voltar para o Brasil] caso as coisas mudem por lá. A preocupação é só se mudar alguma coisa”, disse.

Ele disse que conversou com a cunhada que está lá neste momento e relatou intenso movimento militar nas ruas. “Falei com minha cunhada e ela disse que tem muito movimento militar nas ruas, o país está em movimento, mas, militarmente, a segurança dos moradores é máxima”, contou.

A colônia russa em Mato Grosso tem 140 famílias. Segundo ele, a comunidade apoia o ataque porque enxerga “interesse de terceiros por trás” do conflito e que isso “não é uma briga de irmãos”, por isso, a Rússia está atacando a Ucrânia. “Fica difícil comentar algo nesse momento. Uma briga de irmãos é complicada, mas se há interesse de terceiros por trás, deve defender seu país. Se tem interesse, tem que ir para guerra”, explicou.

Após ter reconhecido duas regiões no leste da Ucrânia como separatistas e independentes, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, aprovou o envio de militares ao local com a justificativa de “manter a paz”. Apesar disso, os ataques registrados nesta quinta-feira (24) alcançaram duas das maiores cidades da Ucrânia, o que foi intensificado em três frentes, tanto pelo ar, pela terra e por mar.

Agora, os Estados Unidos e países aliados discutem sanções à Rússia, como por exemplo, bloqueando ativos do mercado financeiro e desencadeando uma asfixia econômica.

 

Por; G1