Vacinação contra gripe na região Norte é prorrogada até fevereiro

O Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe na Região Norte até 29 de fevereiro de 2024.
A ação, que inicialmente encerraria em 15 de dezembro, foi estendida para os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O objetivo dessa extensão é imunizar o público-alvo para enfrentar o inverno amazônico, período de maior circulação viral e transmissão da gripe na região.
Até o momento, apenas 717 mil doses da vacina influenza trivalente foram aplicadas nos sete estados. O Ministério da Saúde estima a necessidade de imunizar 6,6 milhões de pessoas na região.
Podem se vacinar: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; idosos; indígenas; pessoas com deficiência ou doenças crônicas; população carcerária e pessoas em situação de rua. Além disso, a vacinação está disponível para professores, caminhoneiros, profissionais de saúde, forças de segurança e portuários.
No próximo ano, a campanha de vacinação contra a influenza ocorrerá no primeiro semestre nos estados do Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Nos estados do Norte, a nova campanha será realizada no segundo semestre de 2024.
O Ministério da Saúde enfatiza que a vacina é segura e protege contra os três principais vírus em circulação no Brasil durante o inverno. Ela é fabricada com vírus inativados, fragmentados e purificados, o que significa que não é capaz de causar a doença.
Até outubro, foram registrados quase 12 mil casos de influenza e mais de 1.100 óbitos no país.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília.