Cidadã exemplar: eleitora indígena de 105 anos tira título pela 1º vez no Paraná

Foi com muita emoção que dona Arvelina, de 105 anos, entrou nesta quarta-feira (6) no cartório da 45ª Zona Eleitoral de Laranjeiras do Sul, no município de Nova Laranjeiras (PR), para tirar o título de eleitor pela primeira vez na vida.

Indígena da etnia Kaingang, nascida em 20 de outubro de 1917, moradora da Reserva Rio das Cobras, localizada no município, dona Arvelina, que não fala português, foi acompanhada no cartório pela nora e por um intérprete representante da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Ela teve as digitais coletadas durante o cadastramento biométrico para o documento.

Quem atendeu a idosa foi o estagiário João Lucas da Cruz, auxiliado pelo chefe do cartório, Francisco Paulo Smitek Sobieray, que parabenizou dona Arvelina e familiares pelo exemplo de cidadania.

Campanha 70+

O exemplo de cidadania dado por dona Arvelina é incentivado, periodicamente, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – e por toda a Justiça Eleitoral – em campanhas em prol do alistamento e do voto das pessoas com mais de 70 anos.

As campanhas são divulgadas nacionalmente em emissoras de rádio e de televisão e nos canais do Tribunal nas redes sociais e nas plataformas digitais. Vale lembrar que a inscrição eleitoral e o voto das pessoas com mais de 70 anos são facultativos, conforme o artigo 14 da Constituição Federal.

Em agosto de 2022, o TSE estreou uma campanha para esse público, a “Voto 70+”, exibida em emissoras de rádio e televisão de todo o país com a seguinte mensagem: “Quem vota com ou depois dos 70 anos é mais que uma eleitora ou eleitor, é um exemplo de cidadania. Seja você o maior exemplo. A democracia agradece”.

Nas Eleições 2022, foram 14.893.281 brasileiras e brasileiros com 70 anos ou mais que estavam aptos a votar no pleito, o que correspondeu a 9,52% do total de eleitores do país à época.

O número absoluto do eleitorado nessa faixa etária ganhou quase três milhões de pessoas, quando comparado a 2018. Naquele ano, os idosos eram 12.028.608, 8,16% do total apto. Em termos percentuais, o crescimento de uma eleição para a outra foi de 23,8%.

CA/EM, LC, com informações da Assessoria de Imprensa do TRE do Paraná